Viva kerid@!
Apesar de ser de uso milenar, pouco se fala sobre germinados no dia-a-dia e no bom senso comum quando se elaboram condutas sobre a boa prática alimentar para a população geral, como a roda ou a pirâmide dos alimentos.
Quero levar este conhecimento sobre a saúde ao alcance de todos. Além de ser um método fantástico de elevar o teor nutritivo dos alimentos, é também uma forma muitíssimo simples de auxiliar no combate de diversas doenças, entre elas o cancro.
Poucos de nós sabem que com uma ação tão simples, como adicionar germinados à nossa dieta, trata-se do caminho mais fácil para uma vida mais saudável, sem necessariamente gastar mais por isso!
Mais brotos em nossa alimentação, significa: mais proteínas e enzimas (tão importantes para todo o funcionamento do corpo), além de vitaminas, minerais e outros diversos nutrientes importantes com propriedades antioxidantes. Sim, brotos!!!
NADA, repito NADA no reino alimentar, possui maiores concentrações de nutrientes por miligrama. Esses pequenos reis da mesa, deveriam ser a forma natural com que nos alimentamos. Cozinhar demais e processar os alimentos é, acredito eu, uma das principais causas da proximidade da doença em nossa era.
Os brotos das sementes (início do processo de germinação e crescimento) possuem maior valor nutritivo do que os legumes/vegetais de tamanho normal que irão gerar. Por exemplo, o broto do brócolos, tem mais nutrientes que o próprio brócolos em si! VÁRIAS VEZES MAIS NUTRITIVO!
Esta incrível comida VIVA! é tão fácil de incorporar em uma dieta bem equilibrada. A maneira mais simples é adicioná-los à sopas, saladas, batidos, sumos, sanduíches, molhos, patés, saltear com outros legumes, purés de fruta, iogurtes, omeletes, pizzas! Use a sua imaginação! Há uma variedade enorme de sementes que se podem germinar com diferentes e maravilhosos sabores, texturas; mas sempre riquíssimos em nutrientes e enzimas. Use a tua imaginação!
Apesar de rebentos de alfafa, feijão mungo e lentilhas serem as variedades mais conhecidas, muitos outros tipos de brotos são prontamente disponíveis, incluindo todo o tipo de leguminosas como as diferentes variedade de feijões, grão de bico, lentilhas, ervilhas; os cereais como a quinoa, aveia, kamut, trigo sarraceno, centeio, cevada; e todas as aromáticas e hortícolas como por exemplo rúcula, agriões, brócolos, rábano negro, rabanetes, alho, cebola, couves, cenoura; até alguns frutos secos como sésamo (gergelim), girassol, pevides abóbora, amendoim, etc. Todas essas variedades individuais têm seus próprios sabores, texturas e benefícios nutricionais.
DICA IMPORTANTE! Atenção é na escolha das sementes, pois se não germinar, pode ser uma semente muito velha, já sem energia vital. Ou escolher sementes que levaram tratamento químico para se colocar na terra são desaconselhadas. No final do artigo coloco alguns fornecedores fidedignos e marcas próprias para se germinar, ok? É um novo mundo!
* Vamos saber mais sobre os benefícios para saúde?
.
Cientistas estudaram os germinados durante séculos para compreender melhor os seus elevados níveis de fitoquímicos e como eles contribuem para uma melhor saúde, da prevenção ao tratamento de doenças potencialmente fatais.
Para validar as reivindicações nutricionais dos germinados, grandes organizações como a National Institute of Health, American Cancer Society e a Universidade Johns Hopkins, têm realizado estudos que exploram as várias variedades de brotos e suas propriedades nutricionais.
As descobertas do Dr. Talalay são consistentes com estudos epidemiológicos que mostraram que os brotos das sementes germinadas contêm quantidades significativas de vitaminas, principalmente de vitaminas A, C e D, potentes antioxidantes.
Germinados são amplamente reconhecidos pelos consumidores conscientes de nutrição e profissionais de saúde como uma “maravilha alimentar”. Agora já entende como toda essa informação de saúde fantástica, motivou-me, certo?
Adicionar germinados é uma ótima maneira de trazer novos sabores e texturas às refeições todos os dias e aprimorar o valor nutricional da dieta de toda a família. Se estás a procura de maneiras simples de comer saudável, lembre-se que os germinados são uma maneira fácil para iniciar, com muito impacto em sua saúde!
Se desejar saber mais visite a bibliografia para aceder a alguns dos estudos sobre germinados (no final deste artigo).
Veja o passo a passo conforme o número de cada imagem:
* Material: o mais simples e barato kit de germinação que uso até hoje, é um frasco de vidro de boca larga e sugiro no lugar da tampa, cobrir a boca do frasco com um tule, organza ou tela presa com elástico, que permita a passagem do ar e da água. (esse tecido parece o véu da noiva ou os mosqueteiros)
1. Deixe as sementes (cerca de 3 colheres de sopa da semente que escolheste) de molho na água por 8 a 10 horas da noite para o dia, dentro de um frasco de vidro.
2 – 8. Pela manhã, escorra a água (o tule funciona como coador), lave bem as sementes com água corrente e deixe o frasco de lado inclinado com a boca virada para baixo para que o excesso de água possa escorrer (boa ideia utilizar o escorredouro de loiça ou uma taça para recolher a água).
10 – 12. Repita a lavagem das sementes de manhã e à noite por 2 a 7 dias (cada semente tem seu tempo e também a depender da temperatura) até que a semente comece a germinar ou seja, brotar (solta uma pequena raiz). Este é o sinal de que ela está pronta para se plantar ou comer! Lembra-te de sempre que lavar, deixar a escorrer o excesso de água.
Depois de crescido, pode-se guardar em frigorífico por até 10 dias. E todos os dias consumir!
Sugestões de melhores sementes para germinar: brócolo, alfafa, feijão mungo, lentilhas, rábano negro, kamut, trigo sarraceno.
Os feijões, mesmo germinados ainda ficam muito rígidos, cozinhar a mesma, vai ter mais nutrientes! Deixo aqui a melhor forma de fazer as leguminosas da família do feijão: CLIQUE AQUI.
As oleagenosas como linhaça, chia e outros frutos secos da família das amêndoas e nozes, não brotam, mas expandem em nutrientes se deixares em água por 8 horas. Vale a pena, mesmo que as volte a tostar!
Espero que tenhas gostado de aprender sobre essa fantástica ferramenta de saúde!
Lembre-te se surgiu neste momento em tua vida, dê a devida importância! Vamos junt@s para a nossa melhor versão!
* Portugal:
* Brasil:
Leia outros artigos sobre rotinas mágicas de saúde no blog:
Feito com Amor, Mais Saúde, VIVA!
Eu Sou Camila Cardoso
* BIBLIOGRAFIA:
Hypertext version of the FDA’s Dietary Guidelines for Americans (at USDA): http://www.nalusda.gov/fnic/dga/dga95.html
Cancer Research Foundation of America: http://www.preventcancer.org/
American Institute for Cancer Research: http://www.aicr.org/
The Diet and Cancer Link: http://www.aicr.org/dietcan.htm
National Cancer Institute CancerNet Info for health professionals, statistics, journals:
http://wwwicic.nci.nih.gov/health.htm
Info for patients and the general public : http://wwwicic.nci.nih.gov/patient.htm
Johns Hopkins Oncology Center: http://www.med.jhu.edu/cancerctr/
Termos e Condições
Política de Privacidade
COPYRIGHT 2025 Camila Cardoso ∞ NutriQuântica®. Todos os direitos reservados.
vamos nos encontrar no pomar... ou podemos começar por aqui! meus preferidos do Instagram
Camila Cardoso ∞ NutriQuântica®
∞ Eu Sou
∞ Método
∞ Mentorias
∞ Depoimentos
∞ Inscreve-te
∞ Contatos
∞ HOME
Partilhe os teus pensamentos